Diagrama de fases
O diagrama de fases de um sistema binário em equilíbrio fornece:
1) As fases presentes: Para localizar as fases ou a fase presente, tudo o que precisa ser feito é localizar o ponto temperatura-composição de interesse no diagrama de fases.
2) A composição dessas fases: Consiste em se localizar o ponto temperatura-composição, para regiões monofásicas e bifásicas o método é diferente, monofásica basta analisar que a composição dessa fase é simplesmente a mesma que a composição global da liga, em uma região bifásica pode-se imaginar uma serie de linhas horizontais, uma para cada temperatura diferente. Cada linha é conhecida por linha de amarração ou em alguns casos isoterma.
3) As proporções de cada fase: as quantidades relativas das fases presentes em condições desequilíbrio também podem ser calculadas com o auxilio dos diagramas de fases. Novamente, os cacos monofásicos e bifásicos devem ser tratados separadamente. Para a determinação das quantidades das fases usa-se a regra da alavanca inversa.
Diagrama de fase
Um diagrama de fase em físico-química, engenharia, mineralogia e ciência dos materiais é um tipo de gráfico que mostra as condições de equilíbrio entre as fases termodinamicamente distintas. Em matemática e em física, um diagrama de fase também tem significados alternativos, como um sinônimo de espaço fásico. No sentido de tratar de estados da matéria, em especial em engenharia química, um diagrama de fase é também chamado de carta termodinâmica.
Componentes comuns de uma diagrama de fase são linhas de equilíbrio ou contornos de fase, os quais referem-se a linhas que marcam condições sob as quais múltiplas fases podem coexistir e equilíbrio. Transições de fase ocorrem ao longo de linhas de equilíbrio.
Tipos de diagramas de fase
Diagramas de fase 2D
Os mais simples diagramas de fase são diagramas pressão-temperatura de uma única substância, tais como água. Os eixos correspondem a pressão e temperatura.