Diagnóstico
2012
1- Apresentação
O Diagnóstico Sócio Econômico, que se apresenta, referente à cidade de Arraias, Tocantins, objetiva lançar um olhar crítico a partir de informações coletadas.
No que diz respeito à intenção do documento é o de fazer, a partir das informações obtidas, uma analise dos aspectos mais relevantes e necessários para se entender o funcionamento do município, identificando suas potencialidades, oportunidades e carências.
O presente documento é particularmente importante neste período de desenvolvimento do município e da região, com a chegada de nova e modificadora atividade sócia produtiva, estarão inseridos os aspectos econômicos, sociais e naturais para que, através destas informações sejam observados os fatores agregadores e as pendências naturais de negociações que envolvem tantos interesses quanto vidas.
2 – METODOLOGIA
Para a elaboração do diagnostico de Arraias foram realizadas pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo, além de visitas técnicas a órgãos públicos e entidades civis, com o intuito de buscar informações uteis para a elaboração deste documento e dados quantitativos tanto da parte social quanto econômica do município.
3-CARACTERISTICAS SOCIO AMBIENTAIS DO MUNICIPIO
3.1-Histórico
As primeiras habitações do território deste município decorreram habitações do território deste município decorreram da descoberta de riquíssimo garimpo de ouro, na Chapada dos Negros, a 3 quilômetros da atual sede municipal.
Em 1736, deram-se as primeiras entradas de grandes contingentes de escravos procedentes, provavelmente, da Bahia, tendo em vista os costumes e tradições baianas de seus moradores.
Em 1740, D. Luís de Mascarenhas, Governador da Capitania de São Paulo, em viagem de Vila Boa a Natividade, para pacificação politicano norte e nordeste de Goiás, fundou um novo “arraial”, efetuando a transferência da povoação