Pré- monografia
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC)
Coordenação do curso de Ciências Econômicas
PROJETO DE MONOGRAFIA.
1. TÍTULO DA PESQUISA: O crescimento de Alagoas.
2. NOME DO ESTUDANTE: Michelle Ohanna Albuquerque de Lima.
3. NOME DO ORIENTADOR: Carlos Vieira Duarte.
4. JUSTIFICATIVA: Alagoas vem reproduzindo o crescimento desigual observado no Nordeste, pois, apenas a cidade de Maceió concentra cerca de 40% do PIB alagoano, sobrando o restante para ser distribuído em 101 municípios. Apesar disso, a região é uma que ostenta os piores indicadores sócioeconômicos. Logo, para compreendermos melhor esse contexto se faz necessário construir um diagnóstico para entender as limitações presentes para o crescimento na região.
5. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA:
6. OBJETIVO: O objetivo principal desta monografia é o estudo o crescimento do Estado de Alagoas.
7. HIPÓTESE: O Nordeste cresceu de forma heterogênea, e os pólos que se desenvolveram são os que a SUDENE investiu em infraestrutura.
8. PRINCIPAIS TÓPICOS DO ESTUDO: Para que sejam alcançados os objetivos da pesquisa serão utilizados os seguintes tópicos de estudo:
8.1. Repasses federais.
8.3. Mão de obra.
8.3.1. Trabalhadores com carteira assinada.
8.3.2. Renda média dos trabalhadores com carteira assinada.
9. CARACTERIZAÇÃO DO ESTUDO: Este estudo será direcionado à área de Economia Regional e Urbana.
10. ASPECTOS METODOLÓGICOS: Para a elaboração deste trabalho será efetuada a pesquisa de dados tanto pelo IBGE (para a obtenção de conhecimento de: (a) Quantidade de estabelecimentos agrícolas, (b) Dados sobre a produção agrícola seja ela permanente ou sazonal); quanto que a RAIS (para adquirir dados sobre mão de obra (a) Número de trabalhadores com carteira assinada). A fim de atribuir à pesquisa uma análise empírica sobre o tema.
11. PRAZO PREVISTO PARA SUA EXECUÇÃO: Espera-se a utilização de três meses para a leitura de