Pré monografia
Arquitetura e Urbanismo
Naiara Lopes Diniz
REVITALIZAÇÃO DA REGIÃO DO VIADUTO DE SANTA TEREZA
Ampliação das possibilidades de convivência, socialização e mudança de cenário violento.
Trabalho acadêmico apresentado ao Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix como requisito parcial à avaliação da disciplina Atelier Integrado de Preparação para o TFG, 9º período do Curso de Arquitetura e Urbanismo, noturno. Área de Concentração: Ciências Sociais Aplicadas. Professores: Ana Saraiva/ Cecília Franco/ Leandro Aguiar/ Márcia Cavalieri
Belo Horizonte
2013
Título: Novos tipos de apropriação em espaços públicos de Belo Horizonte.
Tema/objeto-solução/proposta: o que pesquisar?
Em Belo Horizonte, é nítida a falta de espaços públicos alternativos para apropriação da população com os fins de expressar a arte, cultura, música, esporte, convivência, dentre outras atividades. Dentro desse quadro, pode-se observar a apropriação desses grupos em pontos da cidade que não são específicos para tais atividades, sem infraestrutura e na maioria das vezes em lugares marginalizados e degradados.
Na cidade existem muitos espaços de lazer, como parques e praças, porém não há um lugar onde as pessoas possam conviver com flexibilidade em centros urbanos, dando sua própria identidade.
A proposta consiste em criar uma nova forma de apropriação em uma região central de Belo Horizonte, visando à convivência e mudança de cenários violentos, algumas áreas centrais, se tornam marginalizadas pela falta de atividades em toda parte do dia, essas regiões são movimentadas durante horários de pico, porém fora deles se tornam desertas e perigosas, a proposta tem o objetivo de dar uso diário para local. Outro Objetivo é reordenar o uso do local, abrindo o leque de frequentadores e abranger e melhorar o uso.
Estado da Arte: onde pesquisar / quem pesquisar?
O espaço urbano tem uma relação direta com as