Fisica
Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado
O movimento retilíneo uniformemente acelerado (MRUA), também conhecido como mistura movimento retilíneo uniformemente (MRUV) é aquela em que um móvel se move sobre um caminho de linha que está sendo submetido a uma aceleração constante.
Um exemplo deste tipo de movimento é a queda livre de aceleração vertical na qual o interveniente, e considerada constante, correspondendo à gravidade.
Também pode ser definido como o movimento das partículas é realizado um acelerado do repouso a uma força constante.
O movimento retilíneo uniformemente acelerado (MRUA) é um caso particular do movimento uniformemente acelerado (MUA).
Queda Livre
O estudo de queda livre vem desde 300 a.C. com o filósofo grego Aristóteles. Esse afirmava que se duas pedras, uma mais pesada do que a outra, fossem abandonadas da mesma altura, a mais pesada atingiria o solo mais rapidamente. A afirmação de Aristóteles foi aceita como verdadeira durante vários séculos. Somente por volta do século XVII que um físico italiano chamado Galileu Galilei contestou essa afirmação.
Ao realizar um experimento bem simples Galileu percebeu que a afirmação de Aristóteles não se verificava na prática. Galileu percebeu que os corpos atingiam o solo em diferentes instantes. Observando o fato dessa diferença de instantes de tempo de queda, ele lançou a hipótese de que o ar tinha a ação retardadora do movimento. Anos mais tarde foi comprovada experimentalmente a hipótese de Galileu. Ao abandonar da mesma altura dois corpos, de massas diferentes e livres da resistência do ar (vácuo) é possível observar que o tempo de queda é igual para ambos. As equações que definem a queda livre de um corpo são:
Onde g é o módulo da aceleração da gravidade local, e tem valor aproximadamente igual a 9,8 m/s2.
Referências:
http://es.wikipedia.org/wiki/Movimiento_rectil%C3%ADneo_uniformemente_acelerado Traduzido por http://translate.google.com.br/