Diagnóstico financeiro
O diagnóstico da empresa consiste na análise do desempenho e da evolução da situação econômica-financeira de uma organização, tendo por base as demonstrações financeiras.
A análise financeira tem como objetivo avaliar o impacto e as consequências das decisões financeiras da empresa, assim como auxiliar os administradores na concepção, avaliação e controle das estratégias da companhia.
De modo geral, o diagnóstico financeiro da empresa deve incluir a análise de, pelo menos, três períodos consecutivos e procurar comparar o desempenho da empresa com outras do mesmo setor de atividade, de preferência da mesma dimensão.
Uma das abordagens mais populares do diagnóstico financeiro é aquela baseada no cálculo e na interpretação de um conjunto de indicadores, denominados índices.
12.7.1 Análise da rentabilidade
A análise da rentabilidade tem como objetivo avaliar se a empresa aplica de forma eficiente os recursos financeiros que lhe foram confiados pelos credores e acionistas.
Os principais indicadores de rentabilidade são: * Retorno do patrimônio: representa o resultado gerado por unidade de capital investido pelos acionistas. * Retorno de investimento: representa o retorno obtido por unidade de capital total investido independentemente de sua origem. * Retorno do ativo: reflete o retorno produzido pelo total de aplicações realizadas por uma empresa em seus ativos.
12.7.2 Análise do equilíbrio financeiro
Uma empresa revela equilíbrio financeiro quando tem a capacidade de pagar seus compromissos nas datas dos respectivos vencimentos.
A capacidade de pagamento dos compromissos de curto prazo é chamada de liquidez e é analisada a partir de alguns indicadores: * Índice de liquidez corrente: indica quanto a empresa possui em bens e direitos de curto prazo para um real de obrigações vencíveis no curto