Diagnóstico financeiro de uma empresa - estudo de caso
FACULDADE DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS DE BAURU
ESTUDO DE CASO
EMPRESA 13
BAURU
2010
Resumo
Esse trabalho trata-se de um estudo de caso visando a elaboração de um relatório contendo cálculos, interpretações e análise de dados, gráficos e conclusões sobre a situação financeira de uma empresa fictícia.
A análise das demonstrações contábeis é uma ferramenta essencial à geração de informações sobre o desempenho organizacional, a situação econômico-financeira das empresas e, até mesmo, com relação a seu gerenciamento. Enfim, a utilização de quocientes é o instrumento mais tradicional e também importante para se ter uma análise como um todo de balanços, todavia não sendo a única, mas talvez a mais importante forma de se analisar. Através das principais demonstrações, como o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício extraem-se índices de três períodos para observar a situação de solvência e liquidez da empresa.
O primeiro passo para o andamento desse trabalho foi a pesquisa bibliográfica a respeito dos principais índices financeiros e de seus componentes através de livros, estudos, monografias e artigos. Em seguida, foram pesquisados e observados alguns aspectos e resultados, como: recebíveis, contas a pagar, gerenciamento de estoques, gerenciamento do fluxo de caixa, índices de liquidez, etc. Para isso, foi feita uma análise dinâmica nos respectivos demonstrativos financeiros da empresa, através da pesquisa documental que se beneficiou das demonstrações contábeis (Balanço e DRE). O período analisado correspondeu a 3 anos seguidos da empresa fictícia.
Introdução
A Contabilidade como linguagem dos negócios é caracterizada como uma ciência que estuda as relações entre fenômenos patrimoniais de uma entidade. Por meio da identificação, mensuração e comunicação de informações econômicas e financeiras ela auxilia seus usuários no processo de tomada de decisões.
Os objetivos do trabalho são: apresentar a