Diagnóstico Diferencial do Filme "O aviador"
Psiquiatria Básica
Alunas:
Ana Bárbara, Estefânia Aciole, Késia Oliveira e Micaella Gomes.
RESENHA DO FILME
“O AVIADOR”
RECIFE
Março/2014
RESENHA DO FILME
“O AVIADOR”
“O Aviador” narra uma parte da historia de Howard Hughes, um homem que dedicou sua vida à sua paixão por aviões e cinema. Ainda jovem ele herda uma grande herança de seu pai, a qual investe em seus sonhos relacionados à aviação. Howard dirigia seus próprios filmes e era piloto, tendo um forte envolvimento com o comércio de aviação em sua época, foi industrial visionário do ramo da aviação do século XX. Era a época de grandes avanços nas invenções aeronáuticas. A despeito de muitos não acreditarem no seu filme, no qual investiu milhões em dinheiro, ele mostrava-se autoconfiante e empenhava-se em alcançar o melhor.
No decorrer da narrativa, o personagem em questão apresenta transtornos de comportamento, os quais se agravam à medida do avanço da história, Além disso, apresenta problemas de audição.
A partir da observação ao comportamento de Hughes no filme, em determinadas cenas, identificamos que a psicopatologia manifesta pelo mesmo é o Transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), que se caracterizam por idéias, fantasias e imagens obsessivas e por atos, rituais ou comportamentos compulsivos, vivenciados como obrigatório e desprazeiroso, o que se enquadra no caso do personagem principal do filme, conforme descrição da análise a seguir.
Análise
No início, o filme mostra sua mãe lhe dando banho com um sabonete, preto, o ensinando a soletrar “Quarentena”. Ela dizia que ele não estava sempre seguro, perguntava-lhe, se sabia sobre o que acontecia na cidade, doenças como cólera, malária, entre outras, pessoas doentes, as doenças que os animais transmitiam. Para protegê-lo de todas as epidemias da época, a mãe transmitiu uma insegurança do mundo lá fora, um cuidado excessivo, o que no decorrer do