analise do filme: prenda - me se for capaz
JÉSSICA B. R. BORGES
LUCIANE C. PRAMIU
PRISCILA M. CORBARI
SABRINA PEROZA
ANÁLISE FILME: “PRENDA-ME SE FOR CAPAZ”
CASCAVEL
2012
Dados de identificação:
Frank Abagnale Jr., sexo masculino, filho único, adolescente 17 anos, estudante, solteiro.
Escalas ou testes
Uma avaliação adequada do funcionamento da personalidade deve abranger um amplo conjunto de variáveis. Avaliar essas variáveis implica estimar o nível de suas magnitudes por meio de observações e entrevistas, escalas de auto-relato, checklists, inventários, ou técnicas projetivas (Urquijo, 2000 apud CARVALHO, Lucas, et al. Instrumentos para avaliação dos transtornos da personalidade no Brasil, 2010). As escalas de auto-relato têm sido um dos meios mais utilizados para avaliação da personalidade, por serem práticas e rápidas para a aplicação (Millon & cols., 2004; Urbina, 2007 apud CARVALHO, Lucas, et al. Instrumentos para avaliação dos transtornos da personalidade no Brasil, 2010).). Contudo, instrumentos que tenham como objetivo a avaliação de transtornos da personalidade são escassos na literatura nacional (Morana, 2003 apud CARVALHO, Lucas, et al. Instrumentos para avaliação dos transtornos da personalidade no Brasil, 2010).
Escalas Beck*: O Inventário de Depressão de Beck e o Inventário de Ansiedade de Beck podem ser usados como medida de auto-avaliação de depressão e ansiedade. As duas escalas podem ser úteis no sentido de auxiliar a identificação das comorbidades. (Cunha, 1993, 2001 apud Lopes, R. M. F., et al. 2005).
Testes projetivos e de personalidade como HTP, TAT, Rorschach, Zulliger, IFP, entre outros, podem ajudar no diagnóstico diferencial, identificando as comorbidades, apesar de Cruz e colaboradores (2002) afirmarem que não existem pesquisas que sustentam o uso dos instrumentos projetivos para a avaliação do transtorno. (Lopes, R. M. F., et al. 2005).
Estudo Biográfico:
Frank Jr. sua família era