Sinopse do Filme 400 contra 1
Sinopse:
O enredo do filme “400 contra 1” acontece durante os anos 70, onde mostra um pouco da história brasileira dos últimos cinquenta anos, apesar de já muito explorada pelo nosso cinema, onde foram mostrados os “anos de chumbo” da ditadura que perdurou por bom tempo em nosso país.
O filme foi muito criticado por “glamorizar” o crime organizado. No entanto o cinema americano também faz isto, já por um bom tempo e ainda o faz, sem no entanto deixar de ser respeitado e admirado, por milhões de espectadores e sempre mostrando que o crime não compensa
O tema se desenrola nos anos 70, no presídio da Ilha Grande, no Rio de Janeiro, onde um grupo de presos resolve se unir para lutar por direitos e ideais coletivos.
William da Silva Lima (interpretado por Daniel de Oliveira), um dos grandes articuladores daquilo que viria a se tornar o Comando Vermelho, vai parar no presídio de Ilha Grande, onde presos ‘comuns’ eram colocados lado a lado com presos políticos, que discordavam do regime político em vigor reinante no país.
A nova organização cria uma conduta de solidariedade entre os presos, algo inédito até então. No início dos anos 80 o Comando Vermelho passa a agir nas ruas do Rio de Janeiro, realizando ousados assaltos e grandes perseguições.
Neste universo de fugas consecutivas, pelo pagamento de propina aos guardas, assaltos e ainda o enfrentamento com os policiais locais, as amizades se destacavam e geravam dívidas que faziam com que os foragidos retornassem à ilha para libertar seus companheiros.
Silva Lima, o Professor, interpretado por Daniel de Oliveira, é quem articula as bases do que o CV transformaria em lema: Paz (não trazer diferenças da rua para a prisão), Justiça (olho por olho, dente por dente) e Liberdade (a fuga como objetivo principal).
Mostra ainda, um pouco da história criminal do país, quando os praticantes de crimes se transformaram em futuros integrantes