DIAGNÓSTICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO
LEGISLAÇÃO E DIREITO AMBIENTAL
DIAGNÓSTICO DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO
Projeto de pesquisa apresentado como requisito de avaliação da disciplina Legislação e Direito Ambiental.
APRESENTAÇÃO
Iniciamos aqui mais um trabalho, com a finalidade de possibilitar a todos um maior e melhor conhecimento acerca dos aspectos relacionados à bacia hidrográfica do rio São Francisco, e sobre os recursos hídricos disponibilizados.
As informações obtidas durante o desenvolvimento do trabalho servirão para mostrar um pouco dos problemas relacionados à água e suas soluções necessárias.
OBJETIVO
Conhecer a real situação socioeconômica e ambiental da bacia hidrográfica do rio São Francisco. Analisar os conflitos atuais existentes, e assim descrever algumas estratégias de controle para tentar uma possível solução.
DIAGNÓSTICO SOCIOECONÔMICODA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO SÃO FRANCISCO
A bacia hidrográfica do rio São Francisco tem grande importância para o país não apenas pelo volume de água transportado de uma região semiárida, mas, também, pelo potencial hídrico passível de aproveitamento e por sua contribuição histórica e econômica para a região. Um panorama da bacia hidrográfica do rio São Francisco pode ser observado a partir de três indicadores socioeconômicos: a mortalidade infantil; o PIB; e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Outro aspecto significativo no cenário social e econômico da região diz respeito à agricultura.
A política e questão ambiental têm sofrido nos últimos anos diversas transformações: novos conceitos, novos instrumentos, novos arranjos institucionais e novos atores entraram ou encontram-se em via de inserção no cenário nacional e internacional na busca de soluções mais eficazes para os impactos ambientais negativos gerados pelo processo de desenvolvimento.
As demandas urbana e industrial são mais significativas no