DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DA CIDADE DE CORUMBÁ
Caracterização da área a ser analisada:
Descrição do local analisado: Cidade: Corumbá. Estado: MS
Tamanho aproximado do município: (extensão Km²) 64.963 Km²
População aproximada: 103.703 hab.
1. Existem corpos hídricos próximos à cidade. Este manancial está em área urbana ou rural?
Sim. O rio Paraguai e sua maior parte está situada na área urbana, mas com extensões em áreas rurais também. Foto aérea do município de Corumbá/MS. Podendo observar abaixo o rio Paraguai.
2. Caracterização do corpo hídrico: odores? Cor da água? Espuma? Indícios de efluentes? Algas? Verificação da sanidade do corpo hídrico (ocorrência de doenças como leptospirose, esquistossomose, fluorose, dengue, malária, outras).
O rio Paraguai possui odores fortes de matéria orgânica em decomposição que foram arrastadas nos períodos de cheia do pantanal.Possui água com tom de cor marrom, e não se vê incidência de espumas.Quanto a efluentes atualmente a cidade a inda tem seu o esgoto doméstico é destinado principalmente para fossas sépticas, mas são encontradas também ligações clandestinas em galerias pluviais e ou despejo em córregos de drenagem, que conduzem para o rio Paraguai ou mesmo lançado pelas embarcações de Turismo muito comuns na região.Outro fator importante a salientar é o esgoto lançado pelo sistema Laguna Cáceres-Canal do Tamengo das cidades bolivianas fronteiriças, pois deságuam no rio próximo à estação de captação de água da cidade. A contaminação por efluentes inorgânicos se da pela presença expressiva de indústrias pesadas como de cimento, siderúrgica e portos fluviais.
Ao falarmos de dengue, Corumbá foi classificada pela Secretaria Estadual de Saúde como cidade com alta incidência para o avanço da dengue devido suas 1.752 notificações no ano de 2012, ficando atrás apenas da em casos de notificação da Capital Campo Grande com 5.021 casos notificados e da cidade deTrês Lagoas, com 2.075 casos. A cidade então