Diagnóstico agrícola
Trabalho apresentado ao Curso de Agronomia da UFAL- Universidade Federal de Alagoas, para a disciplina: Introdução a Agronomia.
Equipe: Alexsandro Gonçalves, Bruno Guerra, Cristiane Gleice, Douglas Santos, João Antonio e Laudemir Mendes.
Professor: Julio Alves Cardoso Filho.
Rio Largo-AL.
Descrição do local analisado: Cidade: São Luiz do Quitunde. Estado: Alagoas.
Sua população estimada em 2010 era de 32.412 habitantes. Distante 52 km de Maceió pela rodovia AL-101 e AL-413.
Sua principal atividade econômica é a agricultura (cana de açúcar) e o comércio.
São Luiz do Quitunde está posicionado na interseção das seguintes coordenadas: latitude: 09° 19’ 04” ao sul da linha do Equador; longitude: 35° 33’ 39” a oeste de Greenwich. Sua área é de 40,005 km2
Introdução.
A partir das informações aqui contidas, é possível montar um planejamento para que o produtor rural possa melhorar o modo como utiliza sua propriedade, os recursos que ela oferece e dessa forma administrar suas ações, possivelmente aumentando sua renda e ao mesmo tempo agindo em prol do meio ambiente, proporcionando a ele, à família e à sociedade, melhor qualidade de vida. É necessário fazer com que a propriedade realize projetos para melhorar o uso e ocupação do solo, aumentando assim a produtividade. As propriedades rurais devem estar sempre procurando inovar, diminuindo os custos de produção e aumentando a produtividade com responsabilidade ambiental.
Métodos.
Foi feita uma visita ao Assentamento Amor para se observar as condições apresentadas no local, mostrando as principais dificuldades passadas pelos pequenos agricultores, como más condições de manejo do solo, falta de irrigação e plantações em lugares inapropriados.
Principais Problemas do Local: * Plantações em lugares inadequados.
* Manejo impróprio para as culturas.
* Problemas no abastecimento de água.
* Desmatamento das Matas Ciliares.
* Falta de Irrigação