Redes
AUTOMAÇÃO
TRABALHO DE ROBÓTICA
7° período
PROF: Msc.: Eduardo Compasso Arbex
POR:
Rommel Stevaux
Matricula C-680074
A ORIGEM DO ROBOT
O que é um robô? Para que serve? Como montamos e que peças precisamos? Esses são alguns dos primeiros questionamentos que se escuta quando falamos acerca da robótica. Certamente muitas pessoas conseguem identificar um dispositivo robótico, mas terão alguma dificuldade em construir uma definição abrangente sobre o mesmo. Pensando desta forma, Joseph F. Engelberger, considerado o pai da robótica por construir e vender o primeiro robô industrial, mencionou, em certa ocasião, seu entendimento acerca do que seria um robô em uma única frase:
"I can't define a robot, but I know one when I see one.”
(Eu não posso definir um robô, mas eu reconheço um quando o vejo.)
Um robô (ou robot) é um dispositivo, ou grupo de dispositivos, eletromecânicos ou biomecânicos capazes de realizar trabalhos de maneira autônoma ou pré-programada.
Os robôs são comumente utilizados na realização de tarefas em locais mal iluminados, ou na realização de tarefas sujas ou perigosas para os seres humanos. Os robôs industriais utilizados nas linhas de produção são a forma mais comum de robôs, uma situação que está mudando recentemente com a popularização dos robôs comerciais limpadores de pisos e cortadores de gramas. Outras aplicações são: tratamento de lixo tóxico, exploração subaquática e espacial, cirurgias, mineração, busca e resgate, e localização de minas terrestres. Os robôs também aparecem nas áreas do entretenimento e tarefas caseiras.
O termo robô tem origem na palavra checa robota, que significa "trabalho forçado". O robô presente no imaginário mundial teve origem numa peça do dramaturgo Karel
Čapek, na qual existia um autômato com forma humana, capaz de fazer tudo em lugar do homem.
Primeiros robôs
A idéia de pessoas artificiais data de épocas como a da lenda de Cadmus, que semeou os