diagnostico
História geral da arte
Raphaella Yani Barreto Prates
Arquitetura e Urbanismo – Diurno
São José dos Campos
2014
Sumário
1. Mercado municipal de Itajaí
O Mercado municipal de Itajaí é um dos mais importantes pontos turísticos de Itajaí-Santa Catarina.
Foi construído em 1917 para o comércio de peixes, com a arquitetura que homenageia os povos europeus que colonizaram a cidade, tem um chafariz no meio do pátio interno -, característica marcante das construções ibéricas.
Passou por duas restaurações, a primeira foi em 1936 quando sofreu um incêndio, e a segunda foi em janeiro de 2012 por não apresentar uma construção segura. Essa restauração foi feita pela empresa Prospectiva, e foi entregue no dia do aniversário da cidade, em 15 de julho de 2013. Hoje é um edifício tombado.
Porém, a arquitetura sofreu grandes mudanças, perdeu algumas das características europeias iniciais. Sendo mantido desde o início apenas o chafariz ao centro do mercado.
2. O mercado nos dias de hoje
No início o mercado foi construído apenas para a comercialização de peixes, hoje é um lugar ideal para saborear as comidas típicas com frutos do mar, transitar entre figuras ilustres da cidade, conhecer e comprar o artesanato local, baseado principalmente em produtos de palha, cestarias, cerâmica e madeira. O mercado possui cinco lojas de artesanato, um restaurante e um bar. .
Também oferece atrações musicais semanal da região, com destaques para o ritmo europeu e música popular brasileira.
Com uma praça central, ao redor do chafariz, permite que os visitantes tenham visualização total do mercado e aproveite todas as atrações do mercado.·.
3. Localização
O mercado municipal está estrategicamente localizado no ponto central da cidade, em frente ao rio Itajaí-Açu e perto do porto internacional de Itajaí. O que facilita para atrair muitos