Diagnostico
1.1 O QUE É AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO? A forma como é vista a avaliação de desempenho na administração pública hoje, se comparada à iniciativa privada, ainda pode ser considerada como arcaica. A tendência é a de redefinição dessa visão. Percebe-se hoje que na administração pública esse contexto está mudando, pois antes a avaliação de desempenho era considerada apenas uma mera formalidade.
A tendência é de renovação e reestruturação da gestão de pessoas no serviço público. A sociedade vem exigindo cada vez mais que os serviços públicos sejam de qualidade e para que isso efetivamente aconteça é necessário investimento na qualificação dos servidores. A avaliação de desempenho vem como um agente transformador, mudando a postura dos servidores que eram passivos para parceiros da organização. 1.2 Desempenho humano
Marras (2000),define desempenho humano como ato ou efeito de cumprir ou executar determinada missão ou meta previamente traçada. É diretamente proporcional a duas condições do ser humano: o querer fazer, que explicita o desejo endógeno de realizar (motivação), e o saber fazer, isto é, a condição cognitiva e experencial que possibilita o indivíduo realizar com eficiência e eficácia alguma coisa.
Chiavenato (2009) define a avaliação do desempenho como sendo uma apreciação sistemática do desempenho de cada ocupante no cargo, bem como de seu potencial de desenvolvimento. Toda avaliação é um processo para julgar ou estimular o valor, a excelência e as qualidades de uma pessoa.
1. Esse processo envolve o avaliador e o avaliado e representa uma técnica de direção imprescindível na atividade administrativa. É um meio que permite localizar problemas de supervisão e gerência, de integração da pessoa à organização, de adequação ao cargo ocupado, de localizar possíveis dissonâncias, carências de treinamento e, consequentemente, estabelecer meios e programas para eliminar ou neutralizar tais problemas. (Chiavenato, 2009).