Diagnostico social
SERVIÇO SOCIAL – 6º SEMESTRE
LORENA COSTA RA
LORENA COSTA
RELATÓRIO DE DIAGNÓSTICO SOCIAL:
MANAUS 22 DE NOVEMBRO DE 2011.
INTRODUÇÃO
Este relatório tem como foco mostrar a questão social observada através da experiência realizada em campo de estágio que realizado no Instituto da Mulher Dona Lindu Manaus – Amazonas, utilizando a pesquisa quantitativa, por esta ser uma análise de dados quantitativos e dos cruzamentos entre as diversas informações coletadas onde vão produzir algo qualitativo. Onde possibilitou a pesquisadora tirar conclusões que não poderiam ser tiradas sem o levantamento e o cruzamento de informações quantitativas conforme Trindade (2003).
Esta pesquisa obteve êxito quanto sua intenção, onde se buscou realizar levantamento quanto o número de filhos, condições financeiras e se houve planejamento familiar, através deste foi diagnosticado que em cada 20 mulheres mães, apenas três destas projetaram sua gestação.Dados obtidos através de pesquisa quantitativa.
Com base neste levantamento destaco que o Planejamento Familiar é um direito previsto na Constituição Brasileira de 1988, ele além de conferir ao cidadão a opção de escolher se quer ou não ter filhos e quando tê-los, informa sobre o acesso a métodos anticoncepcionais. A Conferência Internacional da ONU sobre População e Desenvolvimento (CIPD) conferiu, em 1994, papel de importância à saúde e aos direitos sexuais e reprodutivos, o que vai além da questão meramente demográfica, porque o que preocupa é o desenvolvimento do ser humano, que necessitam de cuidados médicos, terem acesso à educação, ter emprego e casa para morar. É necessário intervir nesta questão social, para que haja controle de natalidade, para que a criança não venha ser exporta á vulnerabilidade social, correndo sérios riscos quanto sua sobrevivência “O planejamento familiar é uma das soluções para que a sociedade possa proteger seus filhos, que são o futuro da nação e