Diagnostico social gravidez na adolescencia
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO DE AQUIDAUANA-MS
MARIZA DE SOUZA FERNANDES - RA 127275
ZENILDA DA SILVA COSTA - RA 129290
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
DIAGNÓSTICO SOCIAL
AQUIDAUANA -MS
JUNHO/2010
1 INTRODUÇÃO
O presente Diagnóstico Social (DS) realizado como exigência do Estágio Obrigatório Supervisionado II, do curso de graduação em Serviço Social, com o objetivo de orientar o Projeto de Intervenção que deverá ser implementado no campo de estágio, no decorrer dos Estágios III e IV.
O tema Gravidez na Adolescência, que serviu de base para a tabulação de dados desse DS, surgiu a partir da observação, por nós estagiarias, da grande quantidade de adolescentes grávidas que procuram os benefício e ações do Centro de Referencia de Assistência Social Bairro Nova Aquidauana.
Em primeiro momento, procura-se compreender as situações que motivaram a gravidez das adolescentes, reconhecendo a subjetividade das jovens mães. Em segundo, levando em consideração de que as adolescentes grávidas precocemente têm o mesmo histórico dos pais, foi aplicada uma entrevista com objetivo de ratificar ou não.
Sendo o objetivo maior desse Diagnóstico descobrir a temática que vai orientar o Projeto Interventivo, espera-se promover ações de controle e prevenção através de trabalhos socioeducativos que estimule a prevenção dos jovens e conscientização de a gravidez é uma etapa complexa na vida. Ter um filho exige além de muita consciência e responsabilidade, um amplo planejamento.
Local da entrevista: Centro de Referencia de Assistência Social (CRAS) de Aquidauana-MS
Foco: Gravidez na adolescência.
Público alvo: adolescentes e adultas jovens - 14 e 27 anos
Motivo dessa pesquisa: Diagnóstico Social – tabulação de dados a partir do elevado numero de adolescentes grávidas procurando ações e serviços do CRAS no ano de 2010.