Gravidez na adolescência
Andréa Hercowitz
Médica especialista em adolescentes. Membro do Departamento de Adolescentes da Sociedade de Pediatria de São Paulo.
Unitermos: gravidez, adolescência, cuidados multiprofissionais.
Unterms: pregnancy, adolescence, multiprofessional care.
Sumário
A autora estuda as principais características da gestação na adolescência, em particular os fatores de risco, suas repercussões sobre a saúde e a vida social da paciente, destacando o papel do profissional responsável, dos familiares e, principalmente, do atendimento multidisciplinar.
Sumary
The author studies the main features of pregnancy in the adolescent patient, particularly the risk factors, the bearing on her health and social life and emphasizes the role of the attending professional, family members and, especially, of multiprofessional care.
Numeração de páginas na revista impressa: 392 à 395
Introdução
A adolescência é a fase de transição entre a infância e a idade adulta, caracterizada por transformações físicas e psicossociais. Nessa fase, o jovem assume mudanças na imagem corporal, de valores e de estilo de vida, afastando-se dos padrões estabelecidos por seus pais e criando sua própria identidade.
O desenvolvimento da sexualidade faz parte do crescimento do indivíduo, em direção a sua identidade adulta.
Modificações do padrão comportamental dos adolescentes, no exercício de sua sexualidade, vêm exigindo maior atenção dos profissionais de saúde, devido a suas repercussões, entre elas a gravidez precoce.
Nos últimos 20 anos vem observando-se aumento da incidência de gravidez na adolescência em todo o mundo, principalmente nos países em desenvolvimento e nos Estados Unidos.
Segundo a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde de 1996, a fertilidade no Brasil diminuiu cerca de 30% em todas as faixas etárias, com exceção da adolescência. Nessa mesma época, 18% das adolescentes brasileiras já tinham um filho ou estavam grávidas. Segundo dados do