Diagnostico Institucional
POLO DE JARAGUÁ DO SUL
Curso Serviço Social
DIAGNÓSTICO INSTITUCIONAL
Jaraguá do Sul
04/2014
INTRODUÇÃO
Este diagnóstico tem por objetivo o entendimento institucional da Secretaria do Desenvolvimento Social e Habitação de Guaramirim e como Surgiu a Política de Assistência Social da cidade de Guaramirim, bem como o surgimento do CRAS.
O objetivo deste diagnóstico serve para que o estagiário conheça a instituição na qual está fazendo parte, bem como o seu histórico e como o Serviço Social foi introduzido no contexto da instituição.
Neste trabalho serão destacadas as competências do Serviço Social neste meio.
Para que este diagnostico fosse realizado, utilizei dados da instituição que foram disponibilizados pela Assistente Social Francinne Maíra Spezim, coordenadora do CRAS.
1. DIAGNOSTICO INSTITUCIONAL
1.1 Identificação do Campo:
Prefeitura Municipal de Guaramirim- Secretaria do Desenvolvimento Social e Habitação.
Endereço: Rua Irineu Vilela Veiga,222 2º andar, centro, Guaramirim, SC.
Fone: 33730166
E-mail :francinne.espezim@guaramirim.sc.gov.br
1.2 Identificação do supervisor de Campo:
Francinne Maíra Espezim
CRESS: 02228 12ºregião
Email: francinne.espezim@guaramirim.sc.gov.br
1.3 Descrição geral do Campo:
Guaramirim seria difícil precisar quem foram os primeiros habitantes da localidade que hoje é o município. Certamente foram os indígenas, pois aqui viviam indígenas dos dois grandes grupos linguísticos existentes no Brasil, o Macro-Tupi e o Macro-Jê.
Percorreram longos caminhos a pé, pois mantinham contatos com outras tribos, realizavam um comércio rudimentar e travavam guerras, com motivações reais e outras rituais.
Estes caminhos, os quais os indígenas percorreram, foram muito aproveitados pelos portugueses e espanhóis quando aqui chegaram. É impossível apontar o caminho por onde os indígenas, e depois espanhóis e