DIAGN STICO SOCIAL
INTRODUÇÃO
A demanda por melhorias na qualidade da atenção e por cuidado integral à saúde, além do envelhecimento da população associada à transição epidemiológica que vem ocorrendo no país têm fortalecido estratégias, mecanismos e práticas inovadoras de cuidado em saúde com destaque para o surgimento de formas de cuidar próximas ao domicílio. A atenção domiciliar consiste numa modalidade de atenção à saúde substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde.
O curso de Serviço social nos leva a vários questionamentos, entre eles a necessidade de fazer um diagnóstico no que diz respeito ao conhecimento das dificuldades de acompanhamento dos pacientes do programa “Melhor em Casa”, com base neste propósito, o presente relatório apresenta o trabalho de pesquisa de campo, realizado juntamente com o programa citado, na cidade de Grajaú-MA, durante os meses março e abril.
2. OBJETIVOS
2.1 Geral
Acompanhar e observar a execução do programa de saúde “Melhor em Casa”, bem como fazer um levantamento sobre a vida das pessoas beneficiadas.
2.2 Específicos
Observar o tratamento dos profissionais para com os usuários do programa;
Observar o grau de importância desse tratamento
Avaliar a situação sócio econômica dos usuários e sua influência no processo
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Após a observação no decorrer de um período da execução do programa, utilizou-se um questionário contendo quatorze questões fechadas, destinadas ao acompanhamento dos usuários, com uma amostra de 12 entrevistados. Ao fim da entrevista, a equipe se reuniu para organizar os dados coletados e discutir sobre os itens propostos no questionário assim como os resultados obtidos em cada um deles.
4. RESULTADOS E