METODOLOGIA MSF
JÉSSICA NASS MELO
2°B INFORMÁTICA
Ji-Paraná/RO.
2015
INTRODUÇÃO
O Microsoft Solutions Framework (MSF) é uma abordagem adaptável que visa a entrega bem-sucedida de soluções de tecnologia com maior rapidez, número reduzido de pessoas e menor risco, possibilitando resultados de maior qualidade. O MSF ajuda as equipes a especificar diretamente as causas mais comuns de falhas em projetos de tecnologia, melhorando as taxas de sucesso, a qualidade da solução e o impacto nos negócios.
HISTÓRIA
O Microsoft Solutions Framework surgiu em 1994 como um conjunto de boa práticas coletadas pela Microsoft a partir de sua experiência na produção de software e serviços de consultoria. Desde então, o MSF evoluiu, tornando-se um framework flexível para guiar o desenvolvimento de projetos de software. Como principais características, temos o estabelecimento de papéis bem definidos, a definição e implantação das boas práticas em fluxos de trabalho e atividades.
Ainda sobre o contexto da popularização dos processos ágeis, o MSF foi lançado em duas variações, uma abordando metodologias ágeis e a outra, processos tradicionais (metodologias clássicas). A variação “ágil” do MSF recebeu o nome de “MSF For Agile Software Development”, que será chamado a partir daqui de MSF Ágil por questões de simplicidade.
O Microsoft Solutions Framework tem sido usado pela Microsoft como o seu “método” para desenvolvimento de soluções de software dentro da Microsoft e também para os milhares de clientes e parceiros da Microsoft em todo o mundo. A disseminação deste método, agora na versão 4.0 no Visual Studio 2005, normalmente induz as pessoas a compará-lo com outros “métodos” da indústria, como o RUP ou XP, entre outros. É importante entender, entretanto, o que são estes elementos antes de compará-los.
Um projeto MSF é regido por ciclos ou iterações. A cada ciclo, cada componente da equipe executa suas funções e atualiza o resultado do seu