Fichamento do capitulo Que imagem do homem se nos revela Jesus Cristo? In: Acesso a Jesus. Loyola, 1981. Pp. 161-178.
_____________________________________________________________________
BIBLIOGRAFIA: FAUS, Gonzalez. Que imagem do homem se nos revela Jesus Cristo? In: Acesso a Jesus. Loyola, 1981. Pp. 161-178.
161
162
163
164
166
168
170
172
175
176
176
178
QUE IMAGEM DO HOMEM SE NOS REVELA EM JESUS CRISTO?
I - SENTIDO E LIMITES DE UMA ANTROPOLOGIA CRISTÃ
Há um risco eminente em querer aproximar-se de Jesus Cristo com uma idéia pré-formada de Deus, mas é arriscado também ter uma idéia pré-estabelicida do que é o homem. “Dessa forma, dizíamos, impedimos que o acontecimento de Jesus nos ensine algo decisivo sobre nós mesmos.”
Que imagem do homem manifesta em Jesus Cristo? Há uma antropologia teológica Cristã? É necessário, para responder tais questões, falar do homem de duas maneiras: “uma delas consiste em enumerar e desenvolver os diversos existenciais ou conteúdos humanos [...] falaremos da dimensão pessoal e comunitária, falaremos da sexualidade e da dualidade homem-mulher, falaremos da outra dualidade corpo-espírito, [...] falaremos do homem como animal político, como tarefa de si mesmo etc”.
O homem, visto a partir da antropologia cristã, torna-se uma dupla contradição: criatura e supercriatura; pecado e graça.
Mas se falamos de uma maneira cristã que o homem é uma contradição é “porque a vimos resolvida e realizada em Jesus Cristo, o Adão definitivo”.
II A CONTRADIÇÃO, O CAMINHO E A META HUMANOS
Pecado e graça, teologicamente falando, não consistem simplesmente nas duas dimensões morais e imorais. A teologia atribui graça e pecado