Diag situacional
Ambulatorial e Hospitalar
Janeiro de 2009
APRESENTAÇÃO
O presente trabalho, um Diagnóstico Situacional, busca apresentar e/ou demonstrar em alguns quadros, a partir de diferentes focos de atenção a situação da saúde pública, no ambiente ambulatorial e hospitalar no município de Costa Rica – MS. As novas configurações econômicas que vêm sendo delineadas, a crise econômica mundial, a crise administrativa do estado e a competitividade e a própria importância da atividade sanitária têm gerado um movimento mundial que busca o aprimoramento dos seus modelos de gestão. Hoje, a capacidade das organizações publicas, mais precisamente no sistema de saúde, em empregar seus recursos de forma mais eficiente e eficaz, não apenas influencia diretamente seus resultados, como afeta até mesmo sua capacidade de sobrevivência no contexto administrativo. Os modelos de gestão atualmente aplicados, por alguns governantes, dentro do sistema de saúde, tem sido incapazes de acompanhar a evolução pela qual passa a Saúde Pública Brasileira:
PLANESUL – Assessoria e Planejamentos Ltda CNPJ – 01.803.322/0001-00 tecnológica; epidemiológica; quanto à regulação estatal; e mercadológica, que busca um atendimento de qualidade com baixo custo. Para adequar-se a essas mudanças, a administração da organização hospitalar e ambulatorial e sistemas de saúde vem evoluindo da simples integração e funcionamento de seus subsistemas operacionais para um processo mais complexo de diagnostico e analises gerenciais.
OBJETIVOS
1.
Conhecer referências que possibilitam pensar e agir estrategicamente frente aos desafios da Gestão Municipal e Sistemas de Saúde. Desenvolver competências e técnicas gerenciais que permitam identificar e apresentar soluções aos problemas fundamentais que afligem a área da saúde no município de Costa Rica – MS. Elaborar Diagnostico de Saúde identificando situações que possibilitem a