Diabetes E A Condi O F Sica
Diabetes, é uma doença do metabolismo que é caracterizada pelo excesso de glicose (açúcar) no sangue, que resulta quando o pâncreas deixa de produzir ou reduz a quantidade necessária de insulina ou quando a mesma não é capaz de agir de maneira adequada.
É classificado como:
Diabetes tipo 1;
Diabetes tipo 2;
Diabetes gestacional;
Diabetes tipo 1
O pâncreas perde a total capacidade de produzir insulina, o que resulta de anticorpos atacarem as células que produzem a insulina. O diagnóstico é feito na infância ou adolescência e o seu tratamento consiste numa injecção de insulina, diária.
Diabetes tipo 2
O pâncreas reduz a produção de insulina ou o organismo reduz a capacidade de usá-la de forma correta. É comum em pessoas acima de 40 anos, obesas, sedentárias ou com histórico na família. O tratamento é feito com medicamentos específicos e exercícios físicos regulares.
Diabetes Gestacional
Surge durante a gravidez, quando ocorre grande concentração de açúcar no sangue devido à falta de uma maior produção de insulina para corresponder às necessidades do bebé.
Normalmente surge a meio da gravidez ou ainda quando as mudanças hormonais da grávida interferindo na ação da insulina.
Diabetes e o exercício físico
O exercício físico é uma forma eficaz de prevenir complicações com os Diabetes e de controlar os níveis de glicemia. Estimula a produção de insulina e facilita o seu transporte para as células. (Caminhadas diárias de 30 minutos)
Melhora a condição cardiovascular geral.
Não é necessário tornar-se num atleta mas sim procurar os exercícios adequados à idade, gosto e condição física.
Se optar por ginásio deve-se informar devidamente os profissionais de que se tem diabetes. Os exercícios devem ser de intensidade moderada e de longa duração (40 minutos a 1 hora).
É importante que cada um saiba a quantidade e intensidade de exercício físico que pode pratica.
Para evitar hipoglicemias deve vigiar a sua glicemia antes e após da prática de exercício físico