Diabetes trabalho 2
O diabetes é uma síndrome metabólica decorrente da falta de insulina onde o pâncreas não consegue produzir a quantidade adequada de insulina para suprir as necessidades do organismo causando um aumento da glicose.
Existem três tipos de diabete:
Diabetes do tipo I
No diabetes tipo 1, o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem a esse hormônio. O diabetes tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.
Diabetes do tipo 2
O pâncreas produz insulina, mas há incapacidade de absorção das células musculares e adiposas. Ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes a maioria acima dos 40 anos, acima do peso, sedentárias, sem hábitos saudáveis de alimentação, mais podem ocorrer em jovens.
Diabetes Gestacional
É o aumento da resistência à ação da insulina na gestação, levando ao aumento nos níveis de glicose no sangue diagnosticado pela primeira vez na gestação, podendo - ou não - persistir após o parto. A causa exata do diabetes gestacionalainda não é conhecida.
Diagnóstico de Diabetes
Glicemia de jejum É um exame que mede o nível de açúcar no seu sangue naquele momento, oq que serve para a monitorização do tratamento do diabetes. Os valores de referência ficam entre 65 a 99 miligramas de glicose por decilitro de sangue (mg/dL).
Hemoglobina glicada
È a fração da hemoglobina (proteína dentro do glóbulo vermelho) que se liga a glicose. O exame de hemoglobina glicada consegue mostrar uma média das concentrações de hemoglobina em nosso sangue nos últimos três meses. Os valores da hemoglobina glicada irão indicar se você está ou não com hiperglicemia, iniciando uma investigação para o diabetes.
Para as pessoas sadias: entre 4,5% e 5,7%
Para pacientes já diagnosticados com diabetes: abaixo de 7%
Anormal próximo do limite: 5,7% e 6,4%
Consistente para diabetes: maior ou igual a 6,5%.
Curva glicêmica
O exame mede a velocidade