Diabetes Mellitus
É uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue, essa sendo a principal fonte de energia do organismo. Entretanto quando a glicose torna excessiva pode trazer várias complicações à saúde. São alguns nomes populares da Diabetes de Mellitus: hiperglicemia, açúcar no sangue e aumento de açúcar.
Essa patologia como já foi dito anteriormente, é provocada pela deficiência de produção e/ou de ação da insulina, a qual leva sintomas agudos e complicações crônicas.
Definição
O Diabetes mellitus Uma doença auto-imune devido pancrea que produz uma célula de defesa chamada beta que produz a insulina não consegue combater a hiperglicemia ocasionado a destruição da célula, levando a deficiência absoluta de insulina. A causa dessa ainda não foi definida, apesar de poder estar associada a outras doenças. A alimentação, o estilo de vida pode influência o aparecimento da diabete e haver sua classificação.
Tipo 1
Este tipo de diabete se manifesta principalmente em crianças e adolescentes. O pâncreas do indivíduo produz pequena quantia de insulina, entretanto virá um insulino dependente, a alimentação e fazer exercícios.
Tipo 2
Este tipo de diabete também chamado diabetes mellitus crônica é mais comum depois dos 30 anos, pessoas obesas e pessoas idosas. Neste tipo o individuo já é um insulino dependente e não consegue controlar a hiperglicemia com a insulino terapia diária, devido o organismo que se torna resistente aos seus efeitos.
Etiologia
Até o momento, os cientistas não sabem ao certo o real motivo pelo qual o sistema imune do organismo resolve atacar as células betas do pâncreas. Acredita-se que haja envolvimento de fatores auto-imunes, genéticos, ambientais e até mesmo alguns tipos de vírus. Nestes casos, o pâncreas não produz insulina ou a produz em quantidades muito baixas.
Fisiopatologia
O pâncreas é o órgão responsável pela produção do hormônio denominado insulina. Este hormônio é responsável pela