Análise Macroeconômica
Neste contexto, considere a seguinte definição de Contabilidade Social:
"É uma técnica, similar às dos sistemas de contabilidade convencional, com o propósito de apresentar informações sintetizadas, cifradas em unidades monetárias, a respeito dos vários tipos de transações econômicas ocorridas em um determinado período de tempo, entre os diversos agentes produtivos participantes do sistema econômico de um país." (Rosseti, 1997. Pág. 43)
Utilizando-se da definição apresentada, justifique, fundamentando sua resposta, por que as seguintes expressões são utilizadas para a apresentação desta definição: (2,5 pontos)
a) É uma técnica, não uma ciência;
A contabilidade é considerada uma ciência, pois estuda o patrimônio das entidades e seus aspectos relacionados, porém a contabilidade social é considerada uma técnica porque é capaz de inventariar, classificar, registrar, demonstrar, avaliar e explicar os dados sobre a atividade social e ambiental de uma empresa.
b) É similar, não diretamente derivadas da contabilidade convencional e seus sistemas;
As características e as metodologias de uma e de outra são de naturezas diferentes.
c) É uma síntese de informações, não detalhadas e não são apresentadas de forma pormenorizadas;
Tem a característica de não se preocupar com o excessivo detalhamento das transações econômicas.
d) Seus dados são apresentados em unidades monetárias e não outras unidades de medidas;
Bens e serviços têm unidades de medida diferentes, por isso utiliza-se a unidade monetária para unificá-los e poder somá-los/quantificá-los.
e) Transações econômicas e não situações econômicas.
A contabilidade social não revela a situação econômica dos diferentes tipos de agentes que transacionam em determinado país em um determinado momento.
2. A partir de