Diabetes Gestacional
Os hormônios da gravidez podem impedir que a insulina cumpra sua função. Quando isso acontece, os níveis de glicose podem aumentar no sangue da gestante. Corre mais risco de ter diabetes gestacional se:
Estiver com mais de 25 anos ao engravidar
Possuir histórico familiar de diabetes
Tiver dado à luz um bebê com mais de quatro quilos ou com algum defeito de nascença
Apresentar açúcar (glicose) na urina quando fizer uma consulta de pré-natal periódica
Tiver hipertensão
Apresentar líquido amniótico em excesso
Tiver passado por um aborto espontâneo de causa indeterminada ou tiver tido um natimorto
Estava acima do peso antes de engravida
O diabetes gestacional geralmente começa no meio da gravidez. Todas as mulheres grávidas devem fazer um teste oral de tolerância à glicose entre a 24ª e a 28ª semana de gestação para verificar a ocorrência da doença. As mulheres que possuem fatores de risco do diabetes gestacional devem fazer o teste antes desse período. Geralmente não há sintomas ou os sintomas são leves e não apresentam risco de morte para a grávida. Com frequência, o nível de açúcar (glicose) no sangue volta ao normal após o parto.
Os sintomas podem incluir:
Visão borrada
Fadiga
Infecções frequentes, incluindo as na bexiga, vagina e pele
Aumento da sede
Aumento da micção
Náusea e vômitos
Perda de peso, apesar do aumento de apetite
Prevenção
Começar o pré-natal cedo e realizar consultas regulares ajuda a melhorar sua saúde e a do bebê. Conhecer os fatores de risco do diabetes gestacional e fazer exames de triagem entre a 24ª e a 28ª semana de gestação ajudam a detectar a doença mais cedo.
Se você estiver acima do peso, diminuir seu índice de massa corporal (IMC) para um valor normal antes de engravidar diminuirá o risco de desenvolver diabetes gestacional.