Paquimetro
Paquímetro
Aluno: Elder Cerqueira Marins
Turma: EM-MR04
Disciplina: Metrologia e instrumentação
Turno: Matutino
Período de curso: 1° Semestre
O paquímetro é um instrumento utilizado para medir pequenos objetos com o máximo de precisão. Trata-se de uma régua graduada, com encosto fixo por onde desliza um cursor. Possui dois bicos, cada bico para medição, um ligado a escala e outro ao cursor. Inventado pelo francês Pierre vernier, que foi engenheiro do exercito espanhol e trabalhou com muitos dos matemáticos da época fazendo mapas e desenvolvendo equipamentos de agrimensura (ramo da topografia que estuda as divisões de propriedades rurais e urbanas, associada a astrometria, que tem por objetivo projeta-las na superfície terrestre e assim demarcar uma extensa região terrena como se fosse num plano.). Aparentemente diferente da invenção do português Pedro Nunes, o paquímetro e o nónio são muito parecidos em relação ao principio que fundamenta os dois: a ideia de escala auxiliar móvel, que permite medir frações das divisões da escala contida na régua principal.
1- Encostos.
2- Orelhas.
3- Haste de profundidade.
4- Escala inferior (graduada em mm).
5- Escala superior (graduada em polegadas).
6- Nônio ou vernier inferior (mm).
7- Nônio ou vernier superior (polegada).
8- Trava.
Existem diversos tipos de paquímetro com diversas características:
Paquímetro universal: É o paquímetro mais utilizado. Serve para realizar medições internas, externas, de profundidade e de ressaltos.
Paquímetro universal com relógio: Possui um relógio acoplado ao cursor que facilita a leitura, agilizando a medição.
Paquímetro com bico móvel (basculante): É muito empregado para medir peças cônicas ou peças com rebaixos de diâmetros diferentes.
Paquímetro de profundidade: Serve para medir a profundidade de furos não vazados, rasgos, rebaixos, entre outros. Esse paquímetro pode apresentar haste simples ou com gancho.
Paquímetro