diabetes, colesterol, hipertesão
O colesterol é um tipo de gordura produzida pelo fígado, presente em todas as células do corpo e que exerce importantes funções no organismo.
As lipoproteínas HDL e LDL ligam-se ao colesterol para que este possa ser transportado pela corrente sanguínea, já que a sua consistência gordurosa não lhe permite dissolver-se no sangue, da mesma forma que água e óleo não se misturam.
LDL
LDL é a sigla de Low Density Lipoproteins, que significa lipoproteínas de baixa densidade, também chamado de "mau colesterol".
O LDL transporta o colesterol do fígado até às células dos tecidos e favorece o seu acúmulo nas paredes internas das artérias, diminuindo o fluxo do sangue, estando diretamente relacionado a doenças cardíacas.
HDL
HDL é a sigla de High Density Lipoproteins, que significa lipoproteínas de alta densidade, também conhecido como “bom colesterol”. O HDL é capaz de absorver os cristais de colesterol, que são depositados nas artérias, removendo-o das artérias e transportando-o de volta ao fígado para ser eliminado.
O HDL é chamado de “bom colesterol”, pois, uma vez que o indivíduo possui níveis elevados deste tipo de colesterol, ele pode se tornar benéfico, reduzindo o risco de doenças do coração.
Diabetes Mellitus
Diabetes é uma doença do metabolismo caracterizada pelo excesso de glicose no sangue, que surge quando o pâncreas deixa de produzir ou reduz a produção de insulina, ou ainda quando a insulina não é capaz de agir de maneira adequada.
Diabetes Tipo 1
No diabetes tipo 1, o pâncreas perde a total capacidade de produzir insulina em decorrência de um problema no sistema imunológico, que faz com que anticorpos ataquem as células que produzem a insulina.
Geralmente é diagnosticada ainda na infância ou adolescência. É uma doença ainda sem cura. Seu tratamento é realizado com a aplicação diária de insulina injetável.
Diabetes Tipo 2
No diabetes tipo 2, o pâncreas reduz a produção de insulina ou o organismo reduz a capacidade de usá-la de