Dia nacional do surdo
TRABALHO
DIA NACIONAL
DIA NACIONAL DO SURDO
O que é surdez?
• Visão médica: preocupada com o aspecto quantitativo da perda auditiva, algo que o indivíduo não possui e o deixa deficiente, de acordo com o grau de comprometimento.
• Visão sociológica: nesta, o deficiente auditivo é caracterizado como um indivíduo diferente dos ouvintes.
Surdez: é como se denomina a diminuição da capacidade de percepção normal dos sons, sendo considerado surdo o indivíduo cuja audição não é funcional na vida comum.
Muitas pessoas desenvolvem problemas auditivos ao longo de sua vida, por causa de acidentes ou doença.
DIA NACIONAL DO SURDO
A Federação Mundial dos Surdos já celebra a o Dia do Surdo Internacionalmente a cada 30 de Setembro. No Brasil, é celebrado em 26 de Setembro.
O Dia 26 de setembro foi escolhido como dia Nacional dos Surdos devido ao fato desta data lembrar a fundação da primeira escola para Surdos no país. Em 1857, um surdo francês Sr. Eduard Huet, implantou a primeira escola para surdos, antes, Instituto Imperial de Surdos-Mudos no Rio de Janeiro, conhecido hoje como o famoso Instituto Nacional de Educação dos Surdos – INES.
Esta conquista motivou os surdos de todo Brasil a unirem suas forças. E hoje em todos estados brasileiros se comemora esta grande vitória.
Nesta data, são relembradas as lutas histórias por melhores condições de vida, educação, trabalho, saúde, dignidade e cidadania.
Em Belo Horizonte, o Sr. Antônio Campos de Abreu, um dos ex-presidentes da FENEIS, idealizador do intento, fez solicitação de projeto de lei que instituísse o Dia Municipal dos Surdos em Minas Gerais, na qual foi aprovada e sancionada. Novamente encontramos o Sr. Antônio Campos de Abreu com novo projeto de lei visando o Dia Estadual dos Surdos, também aprovada e sancionada. Por fim, mais uma vez no intuito de beneficiar os surdos brasileiros, o Sr. Antônio