DHEG
A angina é uma dor ou desconforto no peito causada pela diminuição do fluxo de sangue no coração. Geralmente está associada à doença arterial coronariana (ou aterosclerose), podendo se manifestar de forma súbita ou recorrente. Essa dor ocorre com o acúmulo de gordura na parede das artérias (aterosclerose), o músculo cardíaco não recebe a quantidade adequada de oxigênio necessária para o seu funcionamento. A angina é normalmente um sintoma de doença coronária.
A angina é comum e afeta cerca de 1em cada 50 pessoas. É mais comum em pessoas com mais de 50 anos, mas pode ocorrer em pessoas mais jovens.
Existem dos tipos de angina: estável e a instável
Estável – é a forma mais comum, que ocorre em situações de esforço, como subir uma escada ou fazer atividade física, e dura alguns poucos minutos de (3 a 15 minutos) e desaparece com repouso. Isso acontece porque coração precisa de mais oxigênio, e a quantidade bombeada não suficiente para oxigena-lo. Além da atividade física, o estresse emocional, temperaturas frias, refeições pesadas, tabagismo também podem causar esse tipo de dor.
Instável – o desconforto não é amenizado com repouso, a dor surge de forma súbita, geralmente no repouso, por bloqueio ou redução do fluxo sanguíneo nas artérias do coração. É sintoma perigoso, pois geralmente procede ao ataque cardíaco. Alem do entupimento das artérias, causas desse tipo de angina é tabagismo, estresse, uso de drogas como cocaína, e medicamentos que estimulam a contração da artéria. Angina também pode ser associada a outras doenças, como hipertenção arterial, disfunção na aórtica e insuficiência cardíaca.
Causas
A angina acontece quando as artérias coronárias ficam demasiado estreitas para fornecerem sangue suficiente ao coração. A razão mais comum para esse estreitamento é a aterosclerose. A aterosclerose é uma doença que leva à acumulação de gordura, a que se chama placa, dentro das artérias. Essa placa forma-se em pedaços que acabam por reduzir o fluxo