segurança do trabalho
Existem razões suficientemente válidas para tal. Se o processo de avaliação de riscos - o ponto de partida da abordagem da gestão da saúde e segurança - não for bem conduzido ou não for de todo realizado, as medidas de prevenção adequadas não serão provavelmente identificadas ou aplicadas, é fundamental que todas as empresas, independentemente da sua categoria ou dimensão, realizem avaliações regulares. Uma avaliação de riscos adequada inclui, entre outros aspectos, a garantia de que todos os riscos relevantes são tidos em consideração (não apenas os mais imediatos ou óbvios), a verificação da eficácia das medidas de segurança adotadas, o registro dos resultados da avaliação e a revisão da avaliação a intervalos regulares, para que esta se mantenha atualizada.
Gerenciamento de risco
Gerência de Riscos é o processo de planejar, organizar,dirigir e controlar os recursos
Humanos e materiais de uma organização,no sentido de minimizar os efeitos dos riscos sobre essa organização ao mínimo possível.
É um conjunto de técnicas que visa reduzir ao mínimo os efitos das perdas acidentais, enfocando o tratamento aos riscos que possam causar danos pessoais. ao meio ambiente e à imagem da empresa.
PRINCIPAIS BENEFICIOS DA GERÊNCIA DE RISCOS:
-Seguros adequados
-Redução de riscos com conseqüência redução de prêmios
-Retenções conscientes de riscos
-Bens e vida humana preservadas
-Manutenção do fluxo produtivo e permanência da empresa no mercado
-Funcionários motivados
-Aumento da produção e competitividade
Controle total de perdas
Conjunto de diretrizes administrativas, que considera que a grande maioria dos acidentes é evitável, que as ações gerenciais podem evitar acidentes e que as perdas provocadas pelos acidentes tem causas semelhantes à causa de outras perdas empresariais, sendo assim PERDA é