DHEG
Daianny Batista Soares1
RESUMO
A hipertensão gestacional caracteriza- se por hipertensão após a 20º semana. Com o objetivo de investigar suas complicações e tratamento. O artigo trata-se de um estudo descritivo sobre DHEG: Doença Hipertensiva Especifica na Gravidez. Compreender a assistência à saúde perinatal prestada às gestantes é importante, pois previne as causas mais freqüentes de complicações na gravidez.
Palavras- Chave: DHEG. Gravidez, Complicações,Tratamento. Assistência perinatal.
ABSTRACT:
Parte superior do formulário
Gestational hypertension is characterized by hypertension after the 20th week. In order to investigate its complications and tratamento.O article it is a descriptive study on preeclampsia: Specifies Hypertensive Disease in Pregnancy. Understanding the perinatal health care provided to pregnant women is important, because it prevents the most common causes of pregnancy complications.
Keywords: HDP. Pregnancy, Complications, Treatment. Perinatal care.
INTRODUÇÃO
Segundo a literatura brasileira, no Brasil as síndromes hipertensivas podem afetar em torno de 15% da população de grávidas ocorrendo especialmente em nulíparas e mulheres de baixo nível sócio- econômico. (Revista Med, 2008)
Os problemas de saúde na gravidez podem constituir uma ameaça para a mulher e para o feto caracterizando gestações de alto risco (FERREIRA E CAMPANA 2004 apud BURROUGHS, 1995).
A Doença Hipertensiva Especifica na Gravidez (DHEG) tem como classificação as formas de pré- eclampsia e eclampsia sendo estas leve ou grave onde, se caracterizam- se pelos episódios convulsivos conseqüentes a eclampsia. Não se sabe qual o fator responsável pelo aparecimento da DHEG ; Admite-se a influencia de vários: paridade, raça, características físicas, condições climáticas, hereditariedade, doenças intercorrentes e condições socioeconômicas. (CABRAL, 2002).
É importante ressaltar que a hipertensão arterial pode ser uma