dgds
Amor, sexo & tragédia – como gregos e romanos influenciam nossas vidas até hoje
Autor: Simon Goldhill
Tradução: Cláudio Bardella
Editora: Zahar
Edição: Rio de Janeiro, 2007
Assunto: Os capítulos fichados mostram a influência da cultura Greco -romana (principalmente a cultura ateniense) nos dias atuais. A abordagem se mantém focada na influência da visão de corpo perfeito que temos hoje, evidenciando a visão grega do corpo masculino e feminino. Fica registrado também a normalidade das imagens fálicas e sua importância para a antiguidade e, consequentemente, como isso nos afeta até hoje.
(Algumas citações...)
Capítulo: Uma vida em ruínas
“Democracia. Política. Matemática. Teatro...’’(p.7)
“O corpo clássico inspira os modelos da arte’’ (p.7)
“a herança do mundo antigo faz parte do tecido da nossa modernidade diária’’ (p.8)
“o aprendizado dos clássicos faz uma diferença fundamental para a compreensão das principais questões da vida moderna ocidental’’(p.9)
Observações:
Para Cícero “Se você não sabe de onde vem, você será sempre uma criança” (p.9), marcando a criança não como infância e sim como um ser “desprovido de poder, de autoridade, e será incapaz de atuar plenamente no mundo, ou de compreender corretamente como este funciona” (p.9).
“É essencial que você conheça suas próprias origens”(p.10), pois “Ignorar a própria procedência equivale a uma sentença de morte – não apenas uma condenação pela ignorância, mas uma declaração de incapacidade’’(p.10)
“a questão da compreensão das nossas origens vai muito além de uma indagação sobre a identidade pessoal”(p.10) ou seja, para entender nossa cultura, nossos atos e costumes é fundamental estudar o passado, ou melhor dizendo, entendê-lo.
Ainda nessa linha “Ele (Cícero) afirma que a história faz tal diferença que, se você não se esforçar para compreendê-la, não pode levar uma vida plena, uma vida adulta, em sociedade. A história muda quem você é, e faz de você quem você é. Se você