dfvs
As normas da série OHSAS 18000 estabelecem diretrizes e requisitos de Sistemas de Gestão em Segurança e Saúde Ocupacional de forma a ser aplicada a organizações de todos os tipos e portes e para adequar-se a diferentes condições geográficas, culturais e sociais.
O Sistema de Gestão em Segurança e Saúde Ocupacional é de extrema importância no tratamento das questões relativas à legislação da empresa e estão cada vez mais integrados aos Sistemas da Qualidade, Meio Ambiente e a outros sistemas de gestão. O inicio de um processo de implantação da OHSAS 18000 é a conscientização de uma Política de Segurança e Saúde Ocupacional e a adequação a legislação aplicável.
Esta norma constitui um guia para a implantação de sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional. A certificação pela OHSAS 18000 acentua a existência na empresa de uma abordagem com base na minimização de riscos de segurança.
As OHSAS 18000 contêm requisitos de um sistema que permite que uma organização possa controlar os seus riscos para a Segurança e Saúde no Trabalho e melhorar o seu desempenho.
2- Implementação do Sistema da Gestão em Segurança e Saúde no Trabalho Não é estabelecido um procedimento oficial de implantação da OHSAS, permitindo a adaptação às características e realidade de cada empresa. O Sistema de Gestão considera como partes essenciais: formação, divulgação, documentação, controle de documentos e dados, controle operacional, preparação e resposta a situações de emergência, e medidas corretivas e preventivas. A organização tem de definir uma política e objetivos para a área, tendo esta como suporte: identificação dos riscos; avaliação dos riscos; e controle dos riscos.
Estabelecer uma política de higiene, segurança e saúde no trabalho;
Detectar perigos para a saúde e a segurança dos trabalhadores e planejar a identificação, avaliação e o controle dos riscos existentes no trabalho, quer físicos, químicos, biológicos ou organizacionais;