Dez pricipios da qualidade total
OPlanejamento da Qualidade, segundo Juran, é essencial para delinear um guia da qualidade, pois prepara a empresa para alcançar as metas da qualidade. Os elementos desse planejamento são os seguintes:
A) Identificar quem são os clientes internos e externos e conhecer quais são suas exigências, B)desenvolver o produto ou serviço face a essas exigências, C) Identificar os processos que tenham impacto sobre a qualidade, D) Estabelecer metas da qualidade e garantir a capacidade do processo para atingir essas metas em condições normais de funcionamento.
2) Segundo princípio: total satisfação do cliente
O segundo princípio, enunciado como Total Satisfação dos Clientes, pode ser entendido como o ponto principal da gestão da qualidade. Os clientes são a razão de existir de uma organização, e o primeiro passo da qualidade é conhecer as necessidades dos clientes e como os clientes avaliam os produtos e serviços que lhes são prestados. Essa avaliação deve ser transformada em indicadores concretos, de modo a permitir a mensuração do grau de satisfação dos clientes.A organização deve estabelecer um processo sistemático e regular de troca e mútuo aprendizado com seus clientes, procurando antever suas necessidades, antecipar seus desejos e superar suas expectativas. Sendo assim, o marketing passa a ter um papel significativo na qualidade.
As reclamações e sugestões dos clientes devem encontrar um porto seguro dentro das organizações, pois muitas vezes são as fontes de inspiração para grandes projetos da empresa.
Além disso, a organização deve buscar a excelência no atendimento, diferenciando-se de seus concorrentes e assegurando a satisfação de todos os clientes, externos e internos, diretos e indiretos, acionistas e compradores.
3) Terceiro princípio: gestão participativa
Nesse caso, o relacionamento entre chefia e subordinados é a tônica.
As novas idéias devem ser estimuladas e a criatividade aproveitada para a