Mercado odonto
No Brasil existe uma grande oportunidade para o setor privado de saúde bucal, uma vez que o SUS não o prove de modo satisfatório. Apenas 3,3% dos atendimentos realizados são especializados, a maioria trata de restaurações, caries, extrações.
Cerca de 75% das horas/dentistas estão no segmento privado.
Cerca de 90% da População tem caries e demais patologias bucais. 80 % da população tem dificuldade de acesso.
A ONU preconiza uma relação de 1 dentista para cada 1500 habitantes, sendo que o Brasil já possui uma relação de dentista população bastante confortável, cerca de 1 para cada 1000 habitantes , sendo que na Alemanha esta relação é de 1 para 1270 e nos EUA 1 para 1700.
Dentro destes índices temos a especialização de ortodontia, foco de algumas franquias.
A ortodontia possui cerca de 4500 profissionais pelo Brasil em um universo de cerca 200 mil dentistas, sendo que 10 mil são formados todos os anos em cerca de 500 cursos ( entre reconhecidos 300 e nãos reconhecidos )
Nos EUA temos cerca de 62 cursos reconhecidos com carga horaria superior a 3700 e no Brasil existem com ate com carga horaria abaixo da metade deste numero.
Somado ao grande volume de profissionais formados, há ainda a questão de que os dentistas não são preparados para gerir suas clinicas e consultórios, devido inclusive a falta de importância dada neste quesito na grade curricular.
Não tendo formação para Gestão nos quesitos de administração, de pessoal, de finanças e de marketing acabam sendo presa mais fácil para empresários que se organizam em formar uma clinica ou uma rede de franquia por exemplo.
Esta alta oferta de profissionais e de alta demanda de serviços encontra as classes B,C e D tendo sua renda em crescimento, tendo maior longevidade da população, maior duração da dentição e de maior preocupação com estética.
Com isso nasce a oportunidade de rede de franquias da área de odonto, com know how em gestão para concorrer com os dentistas formados