Deuses do Hinduismo
Principais deuses:
Brahma: Deus criador do Universo. É o primeiro deus da trindade do hinduísmo.
Shiva: Deus destruidor, que destrói para criar algo novo. É o criador da Ioga. É também conhecido como o deus "transformador".
Vixnu: Deus responsável pela manutenção do Universo.
Outros deuses importantes do Hinduísmo:
Ganesha: Deus que remove os obstáculos e traz as soluções.
Ganga: Deus do rio Ganges, o rio sagrado para os hindus.
Indra: Deus do Céu e do trovão
Kama: Deus hindu do amor
Surya: Deus do Sol.
Hanuman: É o deus macaco na religião hindu. Possuí várias habilidades e poderes especiais.
Yama: Deus da Morte
Bhaga: Deus do casamento e da saúde.
Sarasvati: Deusa do aprendizado e sabedoria.
Laxmi: Deus da fartura, da beleza e generosidade.
Sarasvati: Deusa hindu das artes, sabedoria e música.
Principais verdades
Algumas teologias do Hinduísmo:
Tudo é deus, deus é tudo: o hinduísmo ensina, como no Panteísmo, que o homem está unido com a natureza e com o universo. O universo é deus, e estando unido ao universo, todos são deuses. Ensina também que este mesmo deus, é impessoal. Muitos deuses adorados pelos hindus são amorais e imorais.
O mundo físico é uma ilusão: no mundo tridimensional, designada de maya, o homem e sua personalidade não passa de um sonho. Para se ver livre dos sofrimentos (pagamento daquilo que foi feito na encarnação passada), a pessoa deve ficar livre da ilusão da existência pessoal e física. Através da ioga e meditação transcedental, a pessoa pode transceder este mundo de ilusões e atingir a iluminação, a liberação final. O hinduísmo ensina que a ioga é um processo de oito passos, os quais levam a culminação da pessoa transcender ao universo impessoal, no qual o praticante perde o senso de existência individual.
A lei do carma: o bem e o mal que a pessoa faz, determinará como ela virá na próxima reencarnação. A maior esperança de um hinduísta é chegar no estágio de se transformar no inexistente. Vir