Deus onipotente
Embora nenhum desses termos descritivos se encontrem na Bíblia, os dois primeiros têm claro apoio nos ensinamentos bíblicos. (Gênesis 17:1; Hebreus 4:13; Revelação [Apocalipse] 11:17) Deus é realmente onipotente e é onisciente no sentido de que nada pode ser escondido dele. Mas será que ele é onipresente? Será que Deus está em toda a parte, ou ele é uma pessoa que tem um lugar específico de morada?
Em diversos versículos da Bíblia, “os céus” são mencionados como o “lugar estabelecido de morada” de Deus. (1 Reis 8:39, 43, 49; 2 Crônicas 6:33, 39) Entretanto, um relato bíblico descreve a magnitude de Jeová Deus nos seguintes termos: “Morará Deus verdadeiramente com a humanidade na terra? Eis que o céu, sim, o céu dos próprios céus não te pode conter.” — 2 Crônicas 6:18.
“Deus é Espírito”, diz a Bíblia. (João 4:24) Portanto, ele reside num domínio espiritual independente do Universo físico. Quando a Bíblia menciona os “céus” como lugar de morada de Deus, refere-se ao lugar elevado onde ele reside, em contraste com o ambiente material em que nós residimos. De qualquer forma, a Bíblia ensina que, na realidade, a morada de Deus é claramente diferente do Universo físico, mas, ao mesmo tempo, um lugar bem definido. — Jó 2:1-2.
Jesus tinha em mente o lugar de morada de Jeová quando disse a seus discípulos: “Na casa de meu Pai há muitas moradas. . . . Vou embora para vos preparar um lugar.” (João 14:2) Para onde foi Jesus? Por fim, ele “entrou . . . no próprio céu, para aparecer agora por nós perante a pessoa de Deus”. (Hebreus 9:24) Esse relato nos ensina dois fatos importantes sobre Jeová Deus. Primeiro, ele tem um lugar literal de morada e, segundo, ele é uma pessoa, não uma mera força