Trabalhos
A imprensa é um Mass - Media muito importante para os cidadãos. Os jornais e as revistas há uns anos atrás eram o meio de comunicação mais utilizado pelo povo. Era com elas que as pessoas se mantinham actualizadas, ficavam conhecedoras do que acontecia em Portugal. Embora considere que, com o passar dos anos, foi perdendo muito, pois o aparecimento da televisão veio tirar o lugar aos jornais. Hoje, é a televisão o meio de comunicação mais utilizado pelas pessoas para se manterem actualizadas. Sei que é o que enquadra mais no dia-a-dia das pessoas, porque encontram nele um “relatador” de acontecimentos, pois assim as pessoas podem estar a fazer as suas coisas e a ouvirem as notícias, enquanto a imprensa escrita, é preciso “perder tempo” para se dedicarem a ler as notícias. Eu costumo dizer que as pessoais são muito preguiçosas, já que se tiverem oportunidade de alguém lhes poupar o trabalho, não pensam duas vezes. Assim, rapidamente abandonam a leitura e consecutiva interpretação para dar lugar apenas ao ouvido e visionamento de imagens.
Este meio de comunicação tem vantagens e desvantagens. Uma das vantagens que encontro é que, ao lerem o jornal, estão em contacto com o papel, não deixam de ler, aprendem mais palavras, não desaprendem a leitura e consecutivamente a escrita correcta. Isto é o mesmo que ler um livro na mão, do que, o mesmo livro através do computador. Não tem o mesmo significado, pois eu penso que para se ler um livro tem que se folhear as páginas, sentir o seu cheiro, etc.
As desvantagens é que, não temos acesso às notícias que ocorrem em Portugal, incluindo as do mundo e as que acontecem na hora, é preciso que seja editado, para que no dia seguinte dar a conhecer ao público. É esta, a única desvantagem que eu encontro. Penso que é por esta razão que o meio de comunicação a televisão é a líder nos Mass – media, pois por vezes até as próprias notícias são em