Deus existe
Julia Leandra e Mariana de Araújo
Taguatinga – DF, 05 de novembro de 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................... 3
2. DESENVOLVIMENTO........................................................................................ 5
3. CONCLUSÃO..................................................................................................... 8
4. BIBLIOGRAFIA.................................................................................................. 9
1. INTRODUÇÃO No livro A hora da estrela, o narrado faz a descrição de Macabéa, uma moça nordestina de 19 anos, que tenta fugir da miséria do nordeste em busca de uma vida melhor no Rio de Janeiro. Pobre, órfã, desleixada, magra, pálida, feia, mal vestida e subempregada, ao tenta viver na cidade grande, acaba vivendo uma vida desajustada.
Na história, temos a presença de um narrador onisciente, Rodrigo S.M., onde este existe como um caminho entre Clarice a Macabéa, sendo os três como um só. É interessante notar como ele diz que precisa se modificar para poder falar de sua própria criação, Macabéa.
Não podemos deixar de evidenciar a alienação simbolizada por Macabéa, em que as pouquíssimas revelações que esta experimenta não lhes são suficientes para a formação de uma identidade.
Um quesito marcante no conto, e que iremos abordar ao longo desta releitura, é a presença de conflitos existenciais da personagem principal e é marcado por intermináveis questionamentos sobre a condição humana acerca do ser e de sua essência, onde não há aparentemente, em Macabéa, a luz da vida interior. Este romance também pode ser considerado a revelação de uma realidade palpável, constante e