Deus Est Morto
Deus Está Morto – Wikipédia, a enciclopédia livre
Deus Está Morto
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Deus está morto" (no original alemão "Gott ist tot") é uma frase muito citada do filósofo alemão
Friedrich Nietzsche (18441900). Aparece pela primeira vez em A gaia ciência, na seção 108 (Novas lutas), na seção 125 (O louco) e uma terceira vez na secção 343 (Sentido da nossa alegria). Uma outra instância da frase, e a principal responsável pela sua popularidade, aparece na principal obra de
Nietzsche, Assim falou Zaratustra.
Deus está morto! Deus permanece morto! E quem o matou fomos nós! Como haveremos de nos consolar, nós os algozes dos algozes? O que o mundo possuiu, até agora, de mais sagrado e mais poderoso sucumbiu exangue aos golpes das nossas lâminas. Quem nos limpará desse sangue? Qual a água que nos lavará? Que solenidades de desagravo, que jogos sagrados haveremos de inventar? A grandiosidade deste acto não será demasiada para nós? Não teremos de nos tornar nós próprios deuses, para parecermos apenas dignos dele? Nunca existiu acto mais grandioso, e, quem quer que nasça depois de nós, passará a fazer parte, mercê deste acto, de uma história superior a toda a história até hoje!
—
NIETZSCHE,
Friedrich. A
Gaia Ciência,
§125.
Ocorrências na cultura popular
"Your God is dead, and no one cares" (o vosso Deus morreu, e ninguém se importa) é a primeira parte do refrão da música "Heresy" da banda Nine Inch Nails. O álbum Downward Spiral, está repleto de outros conceitos e referências nietzschianas.
"Dead, your God is dead. Fools, you God is dead" (Morto, seu Deus está morto. Ingênuos, seu
Deus está morto) é a brigde da música "Chapel of Ghouls" da banda Morbid Angel.
O álbum "Antichrist" da banda norueguesa Gorgoroth foi inspirado no livro "O Anticristo" e trás, em diversas passagens, a expressão "God is dead" (Deus está morto)
O álbum "Antichrist Superstar" de Marilyn Manson é muito influenciado pela filosofia nietzschiana bem como boa