Gio Na Educa O Infantil
O Estágio na Educação Infantil iniciou, em outubro do ano de 2010, com as observações, que foram essenciais, pois além de uma reflexão acerca da dinâmica de trabalho desenvolvido pelo Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC/Creche Alaor Coutinho, proporcionou a elaboração de um projeto de estágio, tendo como objetivo primordial contribuir para a qualidade da Educação Infantil dessa instituição.
Ao contrário do que esperava não me assustei com a realidade da sala, fiquei empolgada para começar logo o período da regência. Ouvíamos muito que era a pior sala para se trabalhar, o que deixou-me preocupada, mas em nenhum momento desmotivada. Acredito que o carinho das crianças com a gente, desconhecidas até então, contribuiu para essa motivação.
O momento da co-participação, acredito que não aconteceu como de fato deveria, foi como uma nova observação, no entanto, intervimos em alguns momentos, como na rodinha e na hora do lanche. Durante essa etapa, também elaboramos o projeto do estágio, sob a orientação da professora Lilian. Cada dupla, no nosso caso, trio, ficou responsável por uma das partes que constitui o projeto, cuja temática sugerida pelas escolas/campo de estágio foi “Cantigas de Roda”, o qual visou a criação de momentos para as crianças interagirem com a leitura e a escrita, com a matemática, bem como com os conteúdos das ciências naturais e do conhecimento social.
Após a conclusão desse projeto, preparamos os planos de aulas, para então iniciar o período da regência. Os planos foram pensados de acordo com conteúdos do Planejamento da Escola, partindo, em sua maioria, de músicas presentes na rotina da Educação Infantil, tais como: O sapo não lava o pé, Borboletinha, O cravo brigou com a rosa, Peixe Vivo, Atirei o pau no gato, Indiozinhos, A canoa virou, Pintinho Amarelinho e Escravos de Jó.
Para atender aos assuntos referentes ao aniversário da Cidade, elaboramos um plano de aula, objetivando a visita e o reconhecimento de