Filosofia Sobre O Filme Deus N O Est Morto
Questionamentos sobre o filme Deus
1- O que significa a metáfora Deus não está morto no filme?
Significa que ninguém pode dizer que deus está morto sem poder provar, tanto a ciência quando a religião não tem respostas para as mesmas perguntas.
Também porque é um filme que da muita ênfase no cristianismo e critica a posição dos ateus.
2 – Por que um professor de filosofia iniciaria o semestre com essa proposta descrita no filme?
Porque acha que ninguém pode provar a existência de Deus, oque não é possível, mas oque ele não contava era com a fé dos alunos e principalmente com a do aluno que se recusou a dizer que Deus não esta morto. O professor odiava Deus porque sua mãe morreu com câncer mesmo ele tendo orado e implorado para Deus poupa-la.
3 -uma das críticas sobre o filme é a forte tendencia ao cristianismo, descrevas 3 cenas que denotam essa caracteristica.
O momento em que o filho de uma senhora com demência vai até o asilo que ela está, e ela começa a falar com ele como se estivesse normal, como se conhecesse bem a pessoa e no final ela volta a realidade e pergunta quem é que está ai mesmo, assim o homem sai do asilo e começa a crer em Deus.
O fim do filme quando o professor Radisson é atropelado por um padre, o qual fala que ele tem uma chance se ele aceitar que Deus existe, e que foi por isso que ele não morreu no momento da batida, e ele que é ateu desde o começo do filme fala que acredita em Deus antes de morrer.
A parte em que o carro não liga de jeito nenhum, mesmo alugando um carro quando o pastor vai ligar ele não funciona, até que o amigo do pastor pede para ele ter fé, e quando ele tenta ligar o carro ele funciona
4 – elabora 2 justificativas para defender a existência de Deus e 2 para negar a existência de Deus.
A existência do mal talvez seja o argumento mais forte para a inexistência de Deus, porque se Deus existe, porque ele deixa o mal acontecer?
Mas também se formos pensar por outro lado, como sabemos