determinismo
Livre-Arbítrio
Determinismo
- Liberdade de escolha, liberdade de acção
- Capacidade de escolher, de decidir entre várias alternativas possíveis
- O que escolho depende de mim. Escolho A quando podia escolher B ou C
- Ter livre-arbítrio não quer dizer fazer tudo o que me apetece. O nosso poder de decisão é sempre condicionado por factores físicos, biológicos, psicológicos e culturais. Por exemplo o facto de estarmos condicionados a usar a língua portuguesa (que não escolhemos) não nos obriga a escrever este poema ou este texto. Condiciona-me a usar determinadas palavras e regras gramaticais mas, ao mesmo tempo, abre-me um campo de possibilidades quase infinitas uma vez que posso, sempre usando a língua portuguesa, escrever um número quase infinito de textos, livros, poemas, etc.
- Estamos biologicamente determinados a ter fome mas podemos escolher comer uma maçã ou um bife ou bolo de chocolate ou…
-Tudo o que acontece no mundo (mesmo as ações humanas) está determinado por acontecimentos anteriores e pelas leis da natureza. Todos os acontecimentos do mundo fazem parte de uma cadeia causal, tudo resulta de uma sequência de causas e efeitos. O acontecimento A é um efeito da causa B que, por sua vez, é efeito da causa X, etc. A Maria atira uma pedra (causa) que parte um vidro (efeito). O vidro partido cai em cima do Manuel (causa) e parte-lhe a cabeça (efeito) ….
- O determinismo diz-nos que X acontecerá, está determinado a acontecer, se antes se verificar o acontecimento Y e Z. Por sua vez, os acontecimentos Y e Z aconteceram porque antes ocorreu H e B….
- O determinismo diz-nos que nada pode acontecer sem uma causa. Tudo é determinado por acontecimentos anteriores e assim, o atual estado de coisas do mundo é resultado do estado de coisas anteriores que o causou. Causas e efeitos sucedem-se de modo necessário, sendo o presente uma consequência necessária de tudo o que ocorreu no passado.