Determinismo
Neste trabalho iremos abortar como temas o destino é o determinismo, ambos interligados que vão de encontro quando se fala de liberdade.
O trabalho traz como reflexão à liberdade, o significado de destino e determinismo, as ideias que as religiões expõem sobre esses dois pensamentos.
O DESTINO.
Significado: A fatalidade a que estariam sujeitas todas as pessoas e todas as coisas do mundo.
Muitas podem ser as respostas e teorias para o que costuma chamar-se de destino, até porque ninguém o pode comprovar, além de ter sido corrompido ao longo dos séculos por muitos mitos e crenças. Que o destino existe ninguém pode negar, mas o se questiona é até que ponto o destino interfere nas escolhas humanas e, logicamente, o que ou quem controla o que chamam de destino.
Destino é algo que alguns acreditam e outros preferem simplesmente não acreditar, afinal é impossível para o homem que não sabe nem o porquê de sua existência, entender se o que acontece nesta sua existência é algo pré-determinado ou tudo depende de suas escolhas.
Uma pessoa pode planejar algo para sua vida, mas além da possibilidade do planejado não ocorrer, pode-se concluir também que foi o destino que fez com que ela planejasse aquilo! Para quem é criacionista e acredita que existe um único Deus supremo e que tem poder e controle sobre todas as coisas, conseqüentemente esta pessoa vai acreditar que é Deus que controla o destino. Mas e para quem é evolucionista ou para quem tem qualquer outra crença? Por este motivo que surgem tantas diferentes explicações, teorias e mitos para este mesmo tema.
Vamos supor um pensamento com a idéia de que o destino existe e já foi criado ou escrito por Deus.
Se o homem foi criado a partir do barro, dando origem a Adão e, conseqüentemente, a Eva, então Deus quis que cometessem o pecado inicial. Pois ele escreveu o destino deles dessa forma. Não tendo culpa eles dos seus atos. Eram apenas bonecos