informatica
AJUSTAMENTO DE POLIGONAIS
INTRODUÇÃO
Em Topografia, as operações fundamentais consistem em medições de ângulos e distâncias. E por meio dessas se avança nos trabalhos de medições de áreas, divisões de Terras, projetos de vias, dentre outros. Que se fazem na representação dos pontos coletados em campo e representados em plantas. Porém, a determinação dos valores numéricos dessas grandezas, ângulos e distâncias, não são suscetíveis de exatidão. Apesar dos maiores cuidados na obtenção dos dados coletados em campo sempre haverá erros no fechamento das poligonais, devido a imprecisões não somente dos aparelhos como também dos operadores. Contudo, dentro do limite de tolerância admissível, as poligonais com erros de fechamento devem ser ajustadas de tal modo a definir, com melhor precisão e confiança os valores das coordenadas dos pontos que a constituem.
Para isso, foram elaborados métodos de correções de poligonais. Neste trabalho serão apresentados alguns métodos: Compass Rule, Transit Rule, Crandall Rule e Método dos Mínimos Quadrados. Mostrando basicamente suas propriedades e comparando-os com um mesmo trabalho a fim de socializar esses modelos, talvez omissos a uma parcela dos participantes desse campo do conhecimento.
OBJETIVOS
Das diversas maneiras existentes para se ajustar um trabalho de poligonal em Topografia, escolhemos alguns deles para compararmos os métodos clássicos que vem sendo feito desde o desenvolvimento topográfico com os atuais.
JUSTIFICATIVA
Com o avanço técnico alcançado, sobretudo na segunda metade do século XX, muitas operações matemáticas foram “simplificadas” ao serem otimizadas por programas de computador. Com isso houve um grande avanço nas precisões dos cálculos.
Então surgiu a necessidade de comparar-mos os antigos métodos que estão caindo em desuso com os novos. Desse modo, ocorreu a escolha do tema para o Projeto Integrador.
METODOLOGIA
Para elaboração