determinismo
Desde a antiguidade, principalmente no final do século XlX e no início do século XX, geógrafos como Pollio,IbnKhaldun, Bodin e outros desenvolveram teorias de que o determinismo geográfico considera que as diferenças do ambiente físico condicionam a diversidade cultural. No livro Civilization and Climate de Huntington formula uma relação entre a latitude e os centros de civilização, considerando o clima como um fator importante na dinâmica do progresso.
A partir de 1920, antropólogos como Boas, Wissler, Kroeber, entre outros não aceitaram esse tipo de determinismo e demonstraram que existe uma limitação na influência geográfica sobre os fatores culturais e que é possível e comum existir uma grande diversidade cultural no mesmo ambiente físico.Citemos 3 exemplos:
1- Os lapões e os esquimós: ambos habitam a calota polar norte, os lapões no Norte da Europa e os esquimós no Norte da América. Vivem em ambientes semelhantes: rigoroso inverno, fauna, flora, mas, possuem cultura diferente. Os esquimós constroem suas casas com blocos de neve e forrada com pele de animais e vivem da caça de mamíferos: as renas. Enquanto que os lapões vivem em tendas de peles de rena e são criadores de renas.
2- Os índios Pueblo e Navajo: ambos habitam no sudoeste americano. Os índios Pueblo vivem em aldeias e com uma economia agrícola, cultivam principalmente milho. Os Navajo alimenta-se de castanhas selvagens , sementes de capim e de caça. E hoje são pastoreios também.Obtendo 3 culturas bem diferente: apanha de víveres, cultivo e pastoreio.
3- Os xinguanos e os Kayabi: habitam no interior do Brasil. Os xinguanos vivem dentro dos limites do Parque Nacional do Xingu, se dedicam intensamente à pesca e caça de aves. Os Kayabi que habitam o Norte do Parque preferem a caça de mamíferos de grande porte tais como: anta, veado , o caititu, etc.
Estes exemplos nos mostram que não é possível admitir a idéia do